Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

VISITA TÉCNICA COM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA : Escola Municipal Hugo Pinheiro Soares.

___________________________________________________

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA




EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II



Adriano Rodrigues
André Luiz de Souza
Carlos Augusto
Flavio Oliveira
Rodolfo Puff
Sheila Augusta de O. Santos
Stanley Patrick
Welington Soares



4º PERÍODO – N1





Belo Horizonte
2011
_____________________________________________________________________________

PLANO DE AULA


ESCOLA:
ESCOLA MUNICIPAL HUGO PINHEIRO SOARES
PROFESSOR ORIENTADOR:
ROSANE LAGES DE ABREU
ALUNOS(S):
Adriano Rodrigues
André Luiz de Souza
Carlos Augusto
Flavio Oliveira
Rodolfo Puff
Sheila Augusta de O. Santos
Stanley Patrick
Welington Soares

ANO/SERIE:
6º ANO
N° DE ALUNOS:
30
DATA DA AULA:
13/05/2011
DURAÇÃO DE AULA:
60 min.



HABILIDADES

  • Conhecer jogos e brincadeiras, com ênfase na recreação e no lazer, para a participação e a inclusão.
  • Vivênciar os significados e sentidos dessas experiências rumo à construção de uma autonomia crítica e autocrítica.
  • Participar de festivais de jogos e gincanas, de forma coletiva e compartilhada .        


CONTEÚDO

 
EIXO TEMÁTICO: JOGOS E BRINCADEIRAS
TEMA: JOGOS POPULARES
TÓPICO: GINCANA RECREATIVA
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

1º Momento



            Explicação de como se organizará a aula e quais os seus objetivos, explicação da dinâmica das atividades e permite-se que os alunos participem da construção das regras. Divisão dos grupos mistos pelos Professores por cores sinalizadas por fitas de cores diferentes no braço de cada aluno. O número de alunos nos grupos não necessitam ser exatos, mas não se pode diferenciar muito dos demais.

2º Momento



            Formam-se então cinco estações de jogos e brincadeiras: dança das cadeiras, confusão de sapatos, dança da laranja, corrida do saco e estourar bexigas ou explosão. Direciona-se os grupos para uma estação por  vez e dentro do tempo destinado da aula, deixa-se um tempo para cada atividade, trocando-as para que todos os grupos passem por todas as estações. A cada atividade, serão marcados pontos individuais monitorados pelo próprio grupo.

3º Momento
           
Dinâmica das atividades: CONFUSÃO DE SAPATOS: Traçam-se 2 linhas paralelas a uma distancia de 10m. Atrás de uma das linhas, a de partida, ficam alinhados os participantes. Atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados, porém sem estarem amarrados ou abotoados. Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida. A primeira equipe que transpuser a linha de chegada, devidamente calçada com o seus sapatos, será a vencedora.
DANÇA DAS CADEIRAS: Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e ocupa uma cadeira, assim não excluíndo nenhum aluno. Ganha quem sentar na última cadeira.
CORRIDA DO SACO: De uma linha de partida a um sinal determinado, os jogadores sairão pulando dentro do saco. Será vencedor quem primeiro atingir a linha de chegada.

DANÇA DA LARANJA: Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

ESTOURAR BEXIGAS OU EXPLOSÃO: Crianças terão amarradas em seus pés bexigas (uma em cada perna). Ao início da brincadeira o objetivo é estourar os balões dos colegas e ao mesmo tempo proteger as suas (dentro de um espaço mais reduzido, como uma quadra de vôlei). O último que sobrar com bexigas, mesmo uma só no pé não estourada, vencerá.

4º Momento
            Ao final  das atividades, alunos em círculo, irão corrigir alguns erros, discutir a aula dada, propor alguma adaptação para a melhoria das atividades e problematizar de acordo com suas vivências. 
RECURSOS DIDÁTICOS

1-    1 (uma) quadra Poli esportiva.
2-    15 Bolas de Tênis.
3-    50 Bexigas.
4-    1 som.
5-    14 cadeiras.
6-    5 sacos de farinha.
7-    3 Rolos de fitas coloridas.

AVALIAÇÃO

 
Debate e observação durante e após a aula.

REFERÊNCIAS

 
FONTE: < www.santuariopenapolis.com.br/.../2403090619349%20- %20GINCANAS %20DIVERSAS.doc -  > ACESSO EM 11/05/2011.
_______________________________________________________


Entrevista com a professora e alunos da Escola Municipal Hugo Pinheiro Soares, realizada dia 13/05/11.



Alunos Universo-BH: O que vocês acharam da aula de hoje?

Alexandre Gabriel (aluno): "Achei super legal, nem sempre temos aulas tão animadas assim, as vezes a gente nao pode fazer o que a gente faz na rua com os amigos aqui na escola e nessa aula eu brinquei mas entendi o porque dessas brincadeiras. Só queria que tivesse sido mais tempo..."

Fernanda Moraes (aluna): "Gostei muito, adorei participar da gincana, espero que tenha mais vezes porque tem um monte de opções de brincadeiras, é animado e a gente fica doido pra saber quem vai ser campeão no final. "

Flávio Augusto (aluno): "Gostei muito, principalmente da dança da laranja é muito legal, porque tem música e a gente tem que ter equlíbrio pra não deixar ela cair e ganhar. Gostaria que tivesse essa brincadeira mais vezes aqui na escola." 

Rosane Lages (professora): "Gostei muito da proposta apresentada pelo grupo, gostei do dinamismo e da escolha das brincadeiras. Cada vez mais se faz importante tratar da questão da socialização dos alunos no contexto escolar. E quando isso é trazido por alguem de fora desse ambiente, desperta nos mesmos o interesse deles. A participação ocorre de forma prazeirosa para os mesmos e espontânea. O tema faz parte da vivência dos alunos o que tornou mais tranquilo o decorrer da aula mesmo sendo o primeiro contato com os "professores novos". Espero que vocês possam voltar mais vezes, as portas estarão sempre abertas para vocês."

Alunos Universo-BH: "Obrigado pela oportunidade e confiança. "

________________________________________________

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA VISITA TÉCNICA COM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.


Escola Municipal Hugo Pinheiro Soares

Rua Jundiaí, 567 – concórdia – CEP: 3110-770 - Belo Horizonte – MG

Pelo encerramento da visita técnica com intervenção pedagógica realizada dia 13 de Maio de 2011, apresento os relatos de experiência e as reflexões que fundamentam o relatório que segue.


            A Educação Física na escola utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio, a abordagem Crítico Superadora busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica e de tornar o ensino escolar em uma educação de crianças e jovens para a competência crítica e emancipada, atuando assim na formação de um cidadão crítico, sendo assim esta abordagem seria a mais usada pela escola. Todos os conteúdos esportes, jogos e brincadeiras, lutas e ginastica são trabalhados nas aulas de Educação Física na escola.
A educação física na escola e tratada com respeito e muito carinho, todos os professores ministram as aulas com motivação, casos de indisciplina são tratados separadamente não atrapalhando a aula dos outros alunos, em casos extremos o aluno e encaminhado à coordenação pedagógica da escola.
Os professores não trabalham com planos de aula, mas existe um planejamento anual das aulas, as aulas são em sua maioria práticas, aulas teóricas são esporádicas, mas quando as tem são interessantes de forma a aguçar a criatividade e interesse do aluno.
O relacionamento do professor com seus alunos são de amizade, carinho e respeito, a avaliação do aluno não prioriza apenas o resultado ou o processo, e sim a prática de investigação, mas também, questiona a relação ensino-aprendizagem e busca identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.
A escola organiza alguns passeios a museus, teatro e clubes, todos os professores se envolvem nas atividades. A Educação Física planeja anualmente junto com parcerias eventos fora da área escolar como uma visita a escola de atletismo da igreja batista.
A educação Física tem um papel importante nos eventos promovidos pela escola como a festa junina, a peça anual de teatro “Hugo em Cena”, participando efetivamente na construção das coreografias em geral.
A Educação Física participa da semana de prova, com provas teóricas aguçando assim o interesse do aluno durante as aulas.
Vivenciar essa experiência para futuros professores como nós só fez enriquecer ainda mais o transcorrer da nossa formação. Para alguns de nós, esta visita faz parte do primeiro contato com o ambiente escolar. Ambiente este que fará parte daqui pra frente do nosso dia a dia.
      Cada oportunidade como esta é de extrema importância e tem de ser apreciada da forma mais proveitosa possível, o que enriquece o nosso repertório cultural e profissional, fazendo com que nos tornemos professores mais capacitados e preparados para transformar de forma positiva o ambiente escolar.
______________________________________________________